RECOMENDAÇÕES

.

  1. Serão carregados inicialmente no site apenas FAZENDAS, por acreditar ser este o interesse maior dos eventuais usuários. O material sobre as cidades onde as fazendas carregadas se localizam, em inúmeros casos muito rico, diversificado e abrangente, demandaria mais tempo para ser revisado, daí a opção pelo carregamento prevalente das fazendas. Podem ser, entretanto, incluídas junto com as fazendas, as vilas e/ou povoados onde elas se localizam.
  2. Os carregamentos serão feitos paulatinamente e após a conclusão da REVISÃO das fazendas de cada VOLUME, individualmente considerado, de determinada cidade, revisão esta que comecei realizar em outubro de 2022 e vou prosseguir até onde me for possível.
  3. Cada conjunto de fazendas carregadas terá o mesmo número que o VOLUME físico tem no “Arquivo RGSL”, pois isso não só criará uma correspondência biunívoca entre o site e o arquivo como, também, será particularmente útil quando das suas doações.
  4. A ordem das cidades carregadas obedecerá a mesma em que elas foram incluídas fisicamente no “Arquivo RGSL” desde o início da sua formação. A primeira inclusão contemplará as fazendas do município do Rio de Janeiro (com muitas fazendas “Abre Portas”, ver Bloco “Arquivo RGSL”), em seguida as de Valença, RJ e assim por diante.
  5. Serão carregadas, também, as “fichas” das fazendas geradas pelo Sistema “Índice de Fazendas” (ver Bloco “Arquivo RGSL”).
  6. As informações e/ou imagens carregadas serão da data em que a fazenda foi visitada (ou de eventuais acréscimos) ou incluída, no caso das não visitadas, no “Arquivo RGSL”, mesmo que na revisão algum dado tenha sido ajustado/acrescentado, ou seja, as inclusões não contemplam a situação atual da propriedade que pode ser igual ou diferente da carregada.
  7. Para muitas fazendas o “Arquivo RGSL” dispõe de abundante material, em especial imagens, mas serão incluídas apenas as mais representativas por limitações de espaço. Caso algum usuário tenha interesse em conhecer todo o material, ele estará disponível na minha residência mediante agendamento prévio.
  8. Embora nas pesquisas de campo e/ou, em especial, em documentos de terceiros, a adoção da filosofia “Abre Portas” tenha permitido registros, importantes por si só, de uma quantidade muito grande de fazendas, todas serão listadas, porém seus conteúdos só serão incluídos quando houver informações suficientes e/ou outros aspectos que os justifiquem. Se o usuário tiver interesse em conhecer o que disponho sobre as não incluídas, pode entrar em contato através dos canais do site e, dentro da disponibilidade de tempo, enviarei, diretamente, via e-mail, o que sobre elas tiver.
  9. O site é uma rua de mão dupla, pois da mesma forma que disponibilizarei o que tenho, ficarei feliz em receber o que não tenho. Além dos agradecimentos antecipados por isso, as novidades, que serão nele incluídas, serão úteis a todo o conjunto de usuários.
  10. Eventuais equívocos observados nos textos e/ou imagens carregadas peço, por favor, me sejam informados para as devidas correções, também sempre em benefício do conjunto de usuários e a bem da verdade histórica.
  11. As iniciais RGSL, do meu nome completo, serão registradas em alguns locais, para simplificar. A palavra Vale, que uso com frequência em meus textos, significa todo o Vale, ou melhor, toda a bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (SP, RJ e MG) composta do rio base, dos seus afluentes e dos respectivos subafluentes.
  12. Por vinculações históricas e/ou genealógicas, algumas fazendas e/ou povoados, estações e afins de um determinado município, embora nele registradas (Fichas do Sistema “Índice de Fazendas”), podem estar, fisicamente, incluídas em VOLUME de outro município.
  13. Como citei nas características do “Arquivo RGSL”, as informações e as imagens são incluídas nos VOLUMES de forma artesanal como textos manuscritos, desenhos à mão livre, pequenos lembretes e alertas dispersos e, na revisão em curso, procurei melhorar ao máximo possível as apresentações. Todavia, muito ainda será incluído “in natura”, como, por exemplo, textos manuscritos. O objetivo foi ganhar tempo na revisão para incluir no site o maior número possível de fazendas e outros bens patrimoniais do arquivo. Peço, para tanto, a compreensão dos usuários que serão beneficiados com maior quantidade de bens para pesquisar/conhecer.
  14. O projeto “Inventários das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense”, realizado entre 2008–2010, pelo Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), sob a coordenação técnica do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), com apoio do Instituto LIGHT e com patrocínio da LIHGT SA com base na Lei de Incentivo a Cultura do Estado do Rio de Janeiro, inventariou 238 fazendas em vários municípios do estado. Os inventários foram incluídos nas fazendas do “Arquivo RGSL”, como contribuição de terceiros, e imagens e/ou textos parciais deles poderão ser incluídos nas fazendas carregadas no site. Para conhecer todo o projeto e seus produtos, acessar: institutocidadeviva.org.br/inventarios.
  15. Criei VOLUMES (00), por CIDADES, que batizei de GENEALOGIA, no qual vou registrar as famílias/pessoas cujas genealogias constaram, umas mais outras menos, das APRESENTAÇOES dos VOLUMES e/ou diretamente em alguma FAZENDA. Embora as relações, com cara de índices, não sejam, em absoluto, exaustivas em todos os seus aspectos, muito menos nas referencias, as localizações geográficas das famílias e das pessoas podem ser úteis, em especial para os genealogistas, no entendimento de como elas e eles se movimentaram e se estabeleceram nos vários segmentos do Vale. Como as minhas pesquisas se concentram nos séculos XIX e primeiras décadas do XX, serão incluídas somente as famílias e/ou pessoas neste horizonte temporal. As inclusões foram feitas a partir da posição do SITE em 04.10.2023, quando decidi criar estas relações, e obedeceram à seguinte ordem de partida: primeiro, as famílias referenciadas de forma global nas APRESENTAÇÕES dos VOLUMES (identificadas como (A) nas relações) e depois as famílias referenciadas especificamente em FAZENDAS e assim identificadas. A partir daí, as inclusões seguirão a mesma ordem e, periodicamente, versões atualizadas das relações serão disponibilizadas. As datas das relações vão indicar até quando os dados foram atualizados.